Primeiro 0 KM
Minha busca por um carro novo iniciou-se com 2 itens que tenho e gostaria de
manter...
Piloto automático e ar-condicionado digital, ambos itens de conforto e
conveniência.
Descobri que na faixa de preços que procurava, não tinha nenhum carro com esses
2 itens...
Restringindo a faixa para os modelos compactos ou de entrada, encontrei alguns modelos top que tinham, mas ai o valor passava do desejado e
que posso pagar.
Exemplo, apenas o New Fiesta Titanium, com valor de R$ 65.000,00 tem os 2 itens.
Outro carro de mesmo valor, o Honda Fit, não tem nenhum dos 2, vai entender...
Reavaliei e mudei o foco, passei a procurar o carro mais barato, econômico e
que tivesse uma performance razoável na estrada, ou seja, eliminei apenas os
mil cilindradas.
O Toyota Etios Hatch 1.3 X foi a melhor opção de preço, R$ 39.990,00. Foi
também o que gostei mais de dirigir na cidade, macio, espaçoso e com boa
performance. Os números de consumo são 8,3 e 9,1 Km/l com etanol, ciclo urbano
e rodoviário. Decepcionante o consumo na estrada.
Como todos os carros são flex e o
preço da gasolina não compensa, me concentrei apenas nos números com etanol.
O Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6, um modelo acima do básico, tem preço tabelado
de R$ 47.235,00.
Fiz 2 test drives, ambos com a versão automática, Premium em Londrina e HB20X
em Bauru.
Deve ser o que mais agradou em visual, a performance é boa, razoavelmente
confortável, mas os números de consumo do Inmetro são muito parecidos com os do
meu Focus 2.0.
No etanol, 7,7 e 9,3 Km/l... O Focus 2011 pelo Inmetro, marca 6,1 e 9 Km/l.
O March 1.6 SL ficava em R$ 51.990,00, único com ar-condicionado digital e já
vinha com a central multimídia, com gps e câmera de ré. Consumo de 8,1 e 10
Km/l.
A Chevrolet não participa do programa do Inmetro e acabei nem vendo o Ônix. O
preço da versão LTZ 1.4 ficava próximo de R$ 54.000,00.
Atraído pelas boas avaliações do UP TSI, fui na concessionária de Bauru para
fazer um test drive.
A aparência do carro não me agradou, mas o desempenho é surpreendente. O motor
turbo 1.0 com injeção direta de combustível tem torque excepcional pro seu
peso. Além disso, recebeu nota máxima nos testes de segurança e tem a melhor
classificação de consumo no teste do Inmetro, 9,6 e 11,1 Km/l.
Infelizmente, não recebi uma boa oferta de troca e desisti até de negociar
naquele momento.
Se perceberem, na tabela abaixo, pelo Inmetro, o consumo do UP na cidade é menor
do que o melhor dos outros na estrada.
A tabela também mostra que os motores multi-válvulas se tornaram padrão.
Outra satisfação foi perceber que finalmente melhoraram a oferta básica de
equipamentos.
Todos os carros tem ABS e air-bag por força de lei, mas contam com
ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas por padrão! Pena
que apenas os mais caros, Fit, March e Fiesta tenham os vidros elétricos nas
portas traseiras também.
Informado que outras cidades da região poderiam oferecer melhores condições,
fui até Jaú, a princípio pra ver o Ford Ka e parei na VW, que fica na mesma
rua, um pouco antes.
Satisfeito com o atendimento e as condições ofertadas, resolvi ficar com o Move
UP! TSI com kit completo (rodas de liga leve de 14”, faróis e lanternas de
neblina e sensor de estacionamento), por R$ 44.000,00.
A primeira oferta era sem o kit, por R$ 43.900,00, compensando o acréscimo de
R$ 100,00 para o carro mais completo.
Valores altos sem dúvida, mas é o que temos no mercado atual.
Carro
|
Cidade
|
Estrada
|
Valor
|
Focus Hatch Titanium 2.0 16V
|
6,1
|
9
|
|
Toyota Etios Hatch X 1.3 16V
|
8,3
|
9,1
|
39.990,00
|
Hyundai HB20 Plus 1.6 16V
|
7,7
|
9,3
|
47.235,00
|
Nissan March SL 1.6 16V
|
8,1
|
10
|
51.990,00
|
VW Move UP TSI 1.0 12V
|
9,6
|
11,1
|
43.990,00
|
Honda Fit LX 1.5 16V
|
8,3
|
9,5
|
58.000,00
|
Ford Fiesta SE 1.6 16V
|
7,7
|
10
|
55.000,00
|
Comentários
Postar um comentário