E acabou o 2021
A falta de componentes levou a escassez de peças e produtos finais, o preço dos automóveis foi as alturas e hoje, o meu carro de 3 anos está com valor de tabela maior do que o da aquisição 0Km, isso não traz nenhum ganho pois o valor dos novos e usados está absurdo, pelo contrário, o IPVA veio maior e mesmo com o desconto de 9% para pagamento a vista e antecipado, ainda está mais caro que no ano passado.
O componente mais caro de um computador gamer seguiu com preço alto e ainda hoje inviabiliza a montagem para a maioria dos mortais, já que uma GTX 1660 custa mais de R$ 3.200,00 e é um modelo destinado a resolução FULL HD.
A previsão de novos lançamentos trará modelos mais baratos e consequentemente com menos poder de processamento para buscar atender a maior demanda do mercado, mas também vemos novos modelos para os entusiastas e privilegiados financeiramente.
A Intel liberou os modelos mais caros da sua décima segunda geração do processador Core com suporte a uma evolução nas memórias, as DDR5.
A AMD mostra que sua próxima geração de processadores finalmente abandonará o soquete AM4, em que os pinos ficam no processador e seguirá o modelo LGA, onde ficam no soquete e tem um mecanismo de retenção mais eficiente. É comum tentar remover o cooler de um AMD e o processador sair colado no dissipador.
O mercado gamer seguiu prejudicado, a dificuldade para adquirir um videogame da nova geração se mantem, exceto o modelo mais acessível, o Xbox Series S que sempre está disponível.
O streaming de jogos chegou também restrito ao País, mas por outros motivos, a Xcloud da Microsoft continua sendo a opção mais disponível, com um valor acessível e incluído na assinatura Game Pass.
E funciona muito bem, levando a jogatina para o navegador Edge, Chrome ou Safari, aplicativos para telefones ou tabletes com Android, computadores com Windows e os consoles XBox.
Outras opções são mais difíceis de usar e com alguns requisitos que tornam menos atrativa a adesão, por exemplo, o Geforce Now só permite usar os jogos adquiridos na Steam e Epic, mas só tem disponível a assinatura gratuita, as pagas estão esgotadas no Brasil.
Pode ser usado com um aplicativo no PC ou Mac, mas se não quiser instalar nada, pode usar o Chrome no PC ou Mac e o Safari no Iphone e Ipad.
O acesso grátis é limitado a sessões de 30 minutos e normalmente tem uma fila para acesso.
Nas tentativas de acesso que fiz, havia centenas nessa fila virtual.
Os serviços Stadia da Google e Luna da Amazon são uma incógnita por aqui.
O Pix se consolidou como solução para transferência de valores e deve substituir a carteira e o dinheiro de vez.
O streaming de filmes e séries nunca foi tão forte, mas proliferaram os provedores do serviço antes dominado pela Netflix, agora temos:
Amazon Prime Video
Produziu algumas séries de bastante sucesso, como The Boys, a animação excepcional Invencível e o controverso Roda do Tempo.
Lançou alguns filmes com grande orçamento, como a Guerra do Amanhã.
Usando a TV como inspiração, trouxe um pouco da história de I love Lucy, o seriado da CBS que parava a América todas as segundas-feiras.
HBO Max
Com filmes como a edição do Diretor da Liga da Justiça, redimindo o filme, a nova versão de Duna, obra grandiosa e difícil de adaptar mas bem melhor que a versão anterior.
Séries próprias como Game of Thrones.
Além disso, mostra os jogos da Liga dos Campeões da Europa - Champions League, que teve o sorteio da fase de grupos repetido de uma forma inédita e vexaminosa.
Disney Plus
Tem o catálogo maravilhoso da Disney, com os clássicos e novos filmes, o sucesso de live-actions como A Bela e a Fera nos cinemas, trouxe de volta Dumbo, A dama e o vagabundo, 101 Dálmatas.
Além disso, produções que fizeram a releitura e recuperação de grandes vilões, como Malévola, a bruxa má da Bela Adormecida.
Os filmes e os seriados da Marvel, que mudaram o patamar e nível produtivo, começando com o nó na cabeça que foi Wanda Vision e o carisma sem igual de Loki.
O lançamento controverso do filme solo da Viúva Negra, que não foi um bom final para a heroína tão marcante no cinema, fomos compensados pela excelente introdução de Shang-Chi, enterrando de novo as esperanças de quem gostaria de ver o Mandarim.
A revolucionária magia das animações da Pixar, que de forma inédita lançou seus títulos diretamente na plataforma esse ano, o bom Soul e Luca uma espécie de versão transgenero da Pequena Sereia.
O universo de Star Wars, que além dos grandiosos filmes do cinema, nos apresentou a grande série do Mandalorian e outras animações bem realizadas.
Finalizando literalmente com o mundo na National Geographic.
Paramount Plus
Só me chamou a atenção por trazer a continuação de Dexter, mas tem o catalogo repleto de bons títulos.
Pode ser adquirido como adicional no Amazon Prime Video ou DirecTV.
Também reúne alguns conteúdos da ShowTime, Comedy Central, MTV e Nickelodeon.
Star Plus
Apresenta um catalogo com filmes mais antigos como os primeiros Karate Kid e Jurassic Park.
O conteúdo da ESPN é farto para os fãs dos maiores campeonatos de futebol do planeta, além das ligas americanas de beisebol, basquetebol, futebol e futebol americano.
DirecTV Go
Traz os canais do tradicional serviço de assinatura no modo ao vivo e vários conteúdos na sua biblioteca, que inclui produções da Globo e os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Youtube
Tentou produzir alguns títulos com maior orçamento, teve relativo sucesso com a série baseada nos filmes iniciais do Karate Kid, mas desistiu e focou menos nas produções próprias e segue campeã devido ao conteúdo dos colaboradores criativos.
Vou apenas citar outras que não assino, Apple TV Plus, Google Filmes, GloboPlay e por ai vai.
Comentários
Postar um comentário