GM Onix LT 1.0

A trabalho em Brasília, o período foi um pouco maior e resolvi procurar um carro para alugar.
Após algumas pesquisas, consegui um desconto na UNIDAS.
Usando o seguro do cartão de crédito Visa, que é grátis, a diária do carro ficou a R$ 28,00 devido a locação por 2 semanas e meia.
O grupo B - Econômico com Ar incluía o Ônix, Sandero, Uno e similares, mas me foi ofertado no balcão apenas o Ônix e o Sandero.
Escolhi o carro mais vendido no Brasil para ver se entendo o motivo do sucesso...
O Ônix LT é o modelo de entrada da marca, mas vem com uma configuração interessante de acessórios:
- ar-condicionado, a posição 1 do ventilador é muito forte, esfria bastante
- direção elétrica, achei meio mole na estrada
- vidros e travas elétricas, o primeiro apenas para as portas dianteiras, mas ambas com um toque para subir ou descer
- alarme que sobe os vidros elétricos ao ser acionado
- câmbio manual de 6 marchas, primeira vez que dirijo um carro com mais de 5 marchas
- sensor de calibragem dos pneus, está com defeito, pois fica aceso direto
- sensor de cinto de segurança pro motorista
- aviso sonoro de luzes acesas ao desligar o carro
- acendimento temporizado dos faróis ao desativar o alarme para localizar o carro
- luz interna de cortesia com temporizador
- sistema de som com bluetooth
- velocímetro digital, os números grandes são interessantes, mas o formato do painel é meio estranho e feio
Acostumado com a potência e performance do VW UP! TSI, fica difícil dirigir um 1.0 aspirado.
A saída com engasgo é o maior problema.
O carro é meio mole na estrada, transmitindo sensação de insegurança, a potência de 80 cv só aparece a altos 6500 giros, então no uso normal o carro é fraquinho...
O porta-malas é bem espaçoso, pela propaganda, o maior da categoria.
Os itens de conforto são atraentes, falta o computador de bordo, ajustes do volante e não consegui me ajeitar no banco macio e pequeno, cujo controle rotatório de encosto é difícil de regular.
Outra estranheza são os controles giratórios do ar-condicionado, o meio é fixo e o que gira é um anel em volta, assim, é preciso girar ao contrário pra conseguir o efeito desejado.

Por fim, preocupante a divulgação dos testes de segurança da Latin Ncap que não deu nenhuma estrela ao campeão de vendas nacional.

PS. de volta ao lar, uma pisada no acelerador do UP! TSI e quanta diferença!

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