Dois computadores em um

 Não, não é um hyper-visor como o VMware, VirtualBox, Xen ou Hyper-V!

Gosto muito dessa tecnologia e já usei bastante, mas ao criar as máquinas virtuais em um computador normal, a sobrecarga é bem grande e os recursos acabam ficando escassos, penalizando a performance final do sistema.

A ideia de usar vários periféricos em um mesmo computador traz imediatamente o uso de mais de uma saída de vídeo.

Lógico que é possível conectar mais de um mouse e teclado, mas o resultado não é o esperado, pois compartilhar a mesma área de trabalho ou mais mesmo que em vídeos diferentes, não funciona pois o Windows considera a janela em foco como ativa, inviabilizando o uso simultâneo de outra.

Descobri hoje o Aster Pro Ibik Aster Pro - O software multiterminal mais barato do Brasil que promete uma solução mais prática e menos trabalhosa para resolver esse problema.

O programa permite o uso gratuito por 30 dias para testar todas as funcionalidades e não é que é fácil, simples e funciona realmente!

A interface é muito simples e basicamente permite criar várias áreas de trabalho, doze na versão de testes, atribuindo os periféricos para cada uma.

Assim é necessário ter 2 monitores, 2 mouses e 2 teclados para iniciar a brincadeira.

O melhor de tudo é a performance, ao contrário dos hyper-visors, o sistema roda normal, exatamente como quando conecta duas saídas de vídeo.

Outra facilidade e diferença da virtualização é que não precisa instalar novamente os programas, lógico, não, pois é a mesma máquina!

Mas pra que isso?

Penso em vários usos, como por exemplo, casais que trabalham em casa não precisam mais ter duas máquinas diferentes.

Podem até ser usados programas mais pesados, mas cabe ressaltar que isso deve levar em consideração as características do computador, não vão querer executar o Adobe Premier e o AutoCAD em um Celeron.

Como os cabos USB e HDMI tem um bom alcance, além dos periféricos sem fio, é possível até trabalhar em ambientes separados.

Isso serve também pra quem tem dois ou mais filhos, que podem até jogar ao mesmo tempo, recomendo apenas a configuração da placa de vídeo para limitar a taxa de quadros, pois caso contrário, os jogos ficarão brigando por todos os recursos disponíveis para tentar extrair mais quadros na tela.

Gostei bastante dessa solução e recomendo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB