Downgrade no HTPC Gamer

Praticamente não jogo no PC, então, devido ao interesse de um amigo, trocamos as placas de vídeo.
Saiu minha GTX 1070 e entrou a RX 480 dele.
Meus monitores são compatíveis com Free Sync, mas só ativam com o cabo Display Port.
Achei o screen tearing bem perceptível nos monitores 4K de 27 e 28 polegadas, mesmo ativando o Free Sync.
Estava achando o frame-rate baixo e inconformado com tanta diferença de performance, já que a RX480 deveria ser a concorrente da GTX 1060.
Usando o MSI AfterBurner, percebi que a temperatura da GPU chegava rapidamente em 90º C e o clock máximo de 1266 MHz reduzia para esfriar e consequentemente, derrubava a taxa de quadros.
Estranhei que a ventoinha da placa de vídeo permanecia na mesma condição, enquanto na GTX 1070 se tornava audível quando exigida.
Configurei o MSI Afterburner para controlar automaticamente a velocidade da ventoinha, com o perfil que veio no próprio programa e pronto!
O ruído tornou-se bem audível, mas as temperaturas ficaram bem menores e o clock da GPU estável em seu máximo.
Isso resolveu o Screen Tearing também.
O vídeo abaixo permite visualizar essa configuração final.



Usava o Mad VR para melhorar a qualidade de reprodução de vídeos de filmes e seriados, mas a Radeon não suportou ou não é compatível com as configurações que eu usava.
Desativei e achei a imagem razoável, provalmente a Radeon tenha um processamento de imagem mais adequado ao meu gosto.
Ontem instalei o Kodi pré-configurado para usar o MadVR e executou normalmente, confirmando minha impressão de que era a configuração que eu usava a causa da baixa performance do addon.
Como a GTX 1070 suportava, eu ativei tudo que tinha nas configurações.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois computadores em um

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB