Xbox ONE e o FreeSync

Quando vi a notícia do suporte ao FreeSync nos Xbox fiquei entusiasmado e curioso para ver os resultados.
Finalmente adquiri um Xbox ONE X e fui testar...
Liguei primeiro num monitor LG Ultra Wide de 29" com HDR.
A imagem ficou centralizada na tela, com tarjas laterais, mas o resultado do HDR foi bem interessante.
Liguei depois no monitor Dell Alienware que mostra a taxa de quadros na tela, mas ficou fixo em 60...
Esse monitor vai até 240Hz, mas é compatível apenas com FULL HD.
Pesquisei então e descobri que o FreeSync do Xbox é de 40 a 60 qps, ou seja, é útil apenas quando a taxa de quadros cai, mas como usei em FULL HD, a taxa se manteve constante.
Testei no Shadow of the Tomb Raider e a versão anterior.

Provavelmente tem um Vsync ativo, bloqueando a máxima em 60 qps.
Apenas para confirmar, testei com o Forza Horizon 4 e nesse os 60 piscavam um pouco, indicando que caia rapidamente.
Fui pesquisar no Google do Edge no aparelho e de repente, a tela sumiu.
Percebi pelo led no console e pelo controle que o aparelho continuava funcionando.
Testei usando o acesso remoto pelo PC e estava lá, tudo normal.
Ia testar no monitor LG 4K que tem FreeSync e ficaria adequado para o esperado pela Microsoft, mas aparentemente queimou a HDMI do Xbox.
Infelizmente, ficarei sem o aparelho, pois a compra foi no MarketPlace das Americanas.com e o parceiro não tem outro para trocar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois computadores em um

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB