Sistemas de refrigeração para computadores

 Há alguns anos, refrigeração líquida era tema de extremistas de overclocking de processadores ou modificadores de gabinetes.

O watercooler consiste em um bloco oco que fica em contato com o processador, o interior é preenchido por um líquido, o bloco é conectado por mangueiras a um radiador para resfriamento por um sistema de ventoinhas e tem uma bomba que faz o líquido circular di bloco para o radiador.

Era importante as mangueiras serem transparentes, ter um amplo reservatório e o líquido colorido, para mostrar a coisa acontecendo!

A foto mostra abaixo um sistema mais moderno, mas seguindo os conceitos de exuberância ou loucura, dependendo do ponto de vista.

Há algum tempo a indústria abraçou a ideia e surgiram as soluções AIO (All In One) de diversos fabricantes.

Os produtos mais comuns diferem basicamente no tamanho do radiador, que pode ser medido pelo tamanho e quantidade de ventoinhas, os mais básicos tem apenas uma de 12 cm e os maiores contam com 3 de 14 cm, todos são selados e já vem montados, com a mangueira fixada.

Lógico que vários tem os led RGB apenas para enfeite, normalmente no bloco e nas ventoinhas.

Os mais incrementados possuem um mostrador em led que pode mostrar informações como a temperatura do processador.

Esse ficou famoso, porque o ator Henry Cavill que fez o Superman nos cinemas e o mago Geralt na série The Witcher, virou sensação no Youtube ao mostrar a montagem de sua máquina e instalou o bloco de ponta cabeça.

Uso em três dos meus quatro computadores, a princípio por pensar que fizessem menos ruído e fossem realmente eficientes.

Comprei o primeiro Corsair H55 para o processador Intel Core I5 7600K que só descobri ao receber que não vem com o cooler box.

Depois peguei um Alseye Reactor 120 na onda do led RGB para usar no AMD Ryzen 5 2600 que vem com cooler box, mas estava com as temperaturas altas.

Por fim, comprei um kit usado que era composto pelo I5 6600, placa-mãe Asus B150 e um Corsair H45.

Esse modelo da Corsair foi pensado pra quem nunca iria trocar de placa-mãe, pois a base que fica na parte posterior da placa-mãe vem com uma cola 3M pra fixar no backplate do processador.

Testei esse processador com o watercooler e ganhou 13º na comparação com o cooler box da Intel, que em carga chegou a 65º.

A eficiência do sistema é discutível e há muitas soluções mais tradicionais que apostaram no tamanho e material do bloco dissipador, que em testes se mostraram tão ou mais eficazes.

Testei um air cooler baratinho da DeepCool, o modelo Gammax 400 com um bloco grande em alumínio bem leve, tubos coletores em cobre e uma ventoinha de 12 cm.

Manteve as temperaturas no mesmo nível ou até um pouco menor que o Corsair H55, que custou umas 4x mais, na época, usando o I3 8100 que está no computador que dei pro meu filho.

O nível de ruído foi semelhante como não poderia ser diferente, já que ambos usam uma ventoinha de 12 cm, muitos apostam nessas soluções mais simples, por medo de vazamentos ou esgotamento do líquido de arrefecimento ou falha da bomba e outros problemas que um sistema mecânico pode ter.

Na prática, tive uma experiência dessas, pois um amigo trocou o processador e esqueceu de ligar o cabo de energia da bomba, o que aconteceu? O processador sobreaqueceu e baixou o clock, toquei a mangueira e estava muito quente, bastou reconectar o cabo de energia e logo a temperatura baixou e tudo voltou ao normal.

Estou com o H55 (pareado com o I5 9400F) há uns 3 ou 4 anos e não percebi problemas de fabricação ou devido ao tempo de uso ainda, o Alseye (Ryzen 5 3500X) tem um ano a menos e deve ter a mesma idade do H45 (I5 6600) que comprei usado.

Outro dia entrei na sala do laboratório da firma, onde estavam vários servidores para manutenção e me lembrei do curioso esquema de refrigeração de uma determinada marca.

Os processadores Xeon tem apenas um grande dissipador de alumínio e há uma cobertura de plástico transparente que forma uma espécie de túnel ou funil conduzindo a um par de ventoinhas que ficam na parte traseira do gabinete.

Tirei a foto abaixo, mas mesmo assim é difícil ver o material plástico, que também deve refrigerar as memórias.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois computadores em um

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB