E o videogame foi pra nuvem!

     Quando conheci o Xbox Game Pass imaginei que a Microsoft buscava vender o serviço de jogos e não os aparelhos em si, já que presumidamente, há um certo prejuízo nos lotes iniciais, mas não há como saber quanto é subsidiado pelos fornecedores, como a AMD.

    Há alguns meses, o Xcloud foi disponibilizado para testes antecipados, primeiramente como um aplicativo para o smartphone.

    Testei na época e achei interessante, já funcionava bem e apenas demorava no carregamento inicial.

    Depois de algum tempo, liberaram o acesso pelo aplicativo do Windows e minha avaliação inicial continuou igual, ainda havia uma lentidão enorme para iniciar o jogo.

    Há alguns dias o produto final chegou ao mercado, disponível em ambas plataformas e com a promessa de um aplicativo para executar no Xbox One.

    É possível acessar a partir de um navegador WEB, mas nos meus testes, vários aparelhos não apresentaram vídeo num teste rápido inicial, como o navegador da TV LG.

    Resolveram o problema de carga inicial e está bem rápido, a jogabilidade pode ter melhorado, mas como já gostei nos testes rápidos que fiz anteriormente, não percebi diferenças significativas.

    O acesso é disponibilizado com a assinatura do Xbox Game Pass e quem já era assinante, pode usar sem custo adicional.

    Tentei testar outras soluções, como a elogiada Geforce Now, porém há diferenças marcantes.

    Esse serviço acessa os jogos que você adquiriu em outras plataformas, como a Steam ou Epic.

    Há uma opção de acesso gratuito, a única disponível atualmente, pois as assinaturas estão esgotadas e os servidores pelo jeito sobrecarregados.

    Não consegui ver um jogo funcionando, instalei o aplicativo e coloquei pra carregar um jogo, informou uma fila de espera com mais de 400 jogadores. Por curiosidade, deixei ali e fui fazer outras coisas.

    Até me esqueci e quando lembrei, já tinham passado mais de 6 horas...

    Fui ver e pra minha surpresa, ainda haviam mais de 70 jogadores na minha fila.

    Apenas para me certificar, tentei novamente as 2h da madrugada e finalmente avançou para a próxima etapa, pedia meu login na Steam, mas como eu estava com mais sono do que com vontade de testar, não prossegui.

    Há outros serviços no mercado, como o Google Stadia e o Amazon Luna, esse último ainda em testes.

    O Xcloud pede a conexão de um controle de jogos, mas funciona com teclado e mouse.

    Os controles dos novos videogames Xbox e Playstation se conectam por bluetooth e seriam as melhores opções, não fossem os valores extremamente altos que estão cobrando no mercado nacional.

    Mas a visão de mercado da Microsoft é admirável e em breve, teremos um aplicativo na Smart TV para jogar a última versão do Forza Horizon 5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois computadores em um

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB