Gigabyte Vision OC RTX 3080 10 GB

    Encontrei ao acaso a linha Vision da Gigabyte, pesquisando preços de placas de vídeo para ver se realmente os valores reduziram.



    Pesquisei na página da Gigabyte e faz parte de uma linha Creator (criador de conteúdo) da marca, o modelo Vision já foi substituído pelo Aero nas placas-mãe com chipset mais recente, para a 12º geração de Intel Core, mas existe a Z590 Vision.

    É possível encontrar as GPU RTX 3060, 3060TI, 3070, 3070TI, 3080, 3080TI e 3090 nesse acabamento lindo.


    A Vision tem acabamento em metal, um alumínio texturizado, buscando um refinamento limpo e ao mesmo tempo sofisticado, tanto na parte traseira, quanto na frontal, que abriga os três ventiladores da sua patenteada tecnologia Windforce, onde os dois externos giram pra um lado e o interno pro outro.

     Pelas especificações, é idêntica ao modelo Gaming OC, que tem o acabamento tradicional escuro, ambas tem led RGB no logotipo da marca, ocupam o espaço de três slots da placa-mãe e precisam de dois conectores de alimentação com 8 pinos da fonte de energia, com recomendação de 750W.

    O processador vem configurado com um pequeno overclock (1800 x 1710 MHz) sobre as especificações da Nvidia, por isso o nome, OC.

    As placas tem uma configuração estranha nas saídas de vídeo, a Nvidia suporta 4 monitores simultâneos, mas temos 3 portas DP 1.4a e 2 portas HDMI 2.1, totalizando 5 saídas, mas certamente apenas 4 podem ser ativadas simultaneamente.



    Achei interessante essa abordagem, pois a maioria dos monitores vem com uma porta DP e 2 HDMI, sendo que apenas a conexão DP permite ativar o GSYNC/FreeSync.

    A Vision tem duas pequenas furações no fundo da placa, aparentemente para instalar um suporte para ajudar a sustentar o peso de medidas tão generosas: L=320 W=126 H=55 mm



    Essa profundidade de 320 mm praticamente inviabilizou minha intenção de instalar a placa num gabinete micro-ATX branco, que teoricamente aceita placas com essa medida, removendo os ventiladores frontais do gabinete.

    Devido a ansiedade para testar, instalei a placa num outro gabinete, consideravelmente maior e mesmo assim foi difícil acomodá-la no espaço disponível.

    Provavelmente eu insista em tentar instalar no gabinete menor, mas vai dar trabalho e terei que inverter as fontes de alimentação, já que uma tem 650W e a outra os recomendados 750W.

    Abaixo as informações da placa, destacando o LHR (Low Hash Rate) que buscava inibir a compra por mineradores de criptomoedas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois computadores em um

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB