Testando jogos...

Após mais de 3 décadas trabalhando com informática, finalmente montei um computador para jogos.
A intenção inicial era montar uma máquina para assistir vídeos em 4K, mas comecei escolhendo o processador e acabei adicionando uma placa de vídeo no final...
O Intel Core I5 7600K tem quatro núcleos, sem hyperthreading, sendo o principal diferencial do modelo K, os multiplicadores destravados, o que permite usar frequências acima das padrões de 3800 MHz a 4200 MHz.
A placa-mãe mais adequada, seria uma com chipset Z270, mesmo com a Z170 da geração anterior sendo compatível, assim como os outros modelos 200 e 100, como B270, B250, H270, etc...
Escolhi a mais barata que encontrei na época, a PC MATE Z270 da MSI.
Um requisito pra mim, era que tivesse um slot M.2 PCIe pra SSD, pois comprei o Sandisk A110 de 256 GB pro notebook e o Dell Inspiron só aceita M.2 SATA.
O clock padrão das memórias DDR4 seria 2133 MHz para essa geração de processadores.
Mas como era outra característica do chipset, procurei um com 2400 MHz e na hora de fechar o pedido, acabou no estoque da Pichau, o mesmo modelo era bem mais caro na Kabum, procurei novamente e acabei fechando com a Corsair Vengeance LED de 3000 MHz, sendo um kit de 16 GB contendo 2 pentes de 8 GB com dissipadores e led vermelho, cor escolhida pra combinar com o led vermelho do gabinete Corsair Carbide 270R.
Esse eu escolhi pela frente lisa, mas quando chegou achei bem grande.
A fonte Corsair CX450M era pra usar sem placa de vídeo ou com a GTX 1060, que pedia 400 W no site do fabricante.
Pedidos fechados, lembrei que tinha uns dólares guardados e resolvi comprar a placa de vídeo do Paraguai, o preço nem compensou, pois na conversão, ficou quase igual a das lojas mencionadas.
Zerei as verdinhas pra comprar a EVGA FTW DT GTX 1070 com 8 GB DDR5, que tem led RGB, mas o fator de escolha é porque era o modelo top da marca pra essa GPU.
Usa a mesma configuração e componentes da GTX 1080 da marca.
Quando os componentes chegaram, descobri que não vem mais cooler no processador, a ansiedade era tanta que comprei um modelo original box numa loja da cidade, pagando bem mais caro do que o preço na Internet.
A fonte morreu depois de algumas horas, mas não acredito que seja a configuração, pois pelas calculadoras da Internet, essa configuração só precisaria de 330 W.
Pra agilizar, ou melhor na tentativa de, encomendei outra fonte um pouco maior pra garantir, 550W do mesmo modelo e o watercooler H55 da Corsair, pois lembrei que o verão aqui é bem quente.
Paguei a entrega Ninja da Kabum, mas acabou chegando no mesmo prazo de uma entrega normal.
A máquina finalmente ficou pronta, ainda tive alguns problemas para instalar o Windows 10, devido a configuração da BIOS UEFI, finalizando com o mouse sumindo após alguma atualização do sistema.
A placa-mãe está com os sensores problemáticos, não reconhece nenhum sensor de ventoinha e apenas a temperatura da CPU, mesmo assim, na BIOS fica um valor bem estranho.
Outro problema são as voltagens que estão na maioria mostrando acima do normal.

Chega de estorinhas e vamos aos testes...

Começando com a demonstração do FIFA 17.
Esse jogo não é muito exigente, foi possível rodar em 4K com todas as configurações no máximo.
O que me surpreendeu foi a quantidade de memória usada pelo jogo.
Ambas passando da configuração mais padrão atualmente, que seria uma GTX 1060 com 3 GB e 8 GB de RAM.


Fiz a captura do vídeo usando o Geforce Experience, que já derrubou a qualidade pra 1080p, subi pro Youtube que faz uma recodificação, ou seja, não tem como mostrar em vídeo a qualidade real.

A captura de tela acima, também foi feita do vídeo capturado pelo Experience.
É nos momentos finais do benchmark que vem no GTA V.
A placa de vídeo tem um clock original de 1506 MHz, que acredito ser o padrão do chip.
Aqui usou mais memória ainda e em alguns momentos, além dos 100% na GPU, usou todo o processamento do I5 também.
Essa configuração foi feita pelo Experience, que baixou vários itens, um que ficou bem estranho foi o das sombras, na cena do jato, pois as sombras das árvores aparecem só quando o jato chega perto...
Com as configurações no máximo, em 4K, caiu a menos de 30 quadros por segundo em cenas mais complexas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois computadores em um

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB