Versões do Windows

    As primeiras versões do Windows não eram mais que uma interface gráfica simples para acessar os arquivos.

    Apenas a partir da versão 3 podemos considerar como uma verdadeira interface gráfica do sistema operacional MS-DOS.

    Essa dependência seguiu até o Windows 98.

 MS-DOS 

Windows 1.01

Windows 2.03

Windows 3.0

Windows 3.1

Windows 95

Windows 98

Windows Me - Millennium Edition

Windows XP Professional

Windows Vista Ultimate

Windows 7 Ultimate

Windows 8.1 Pro

Windows 10

Windows 11

    A partir do Windows Me o MS-DOS deixou de ser a base do sistema operacional.

    NT ou New Tecnology era o nome usado na versão profissional para empresas do Windows e fez muito sucesso com o Windows NT Professional e Server, mas o nome durou pouco tempo, tivemos as versões 3.1, 3.5, 3.51 e 4.0.

    A partir dai, as versões servidor começaram a ser identificadas pelo ano, como no Windows Server 2000 e suas várias edições.

    A versão para desktop foi unificada com o pomposo nome Millennium.

    Infelizmente, a mudança foi muito radical e o Me acabou marcado como uma versão problemática, cheia de incompatibilidades e telas azuis.

    O lançamento do Windows XP parecia remediar todos os problemas e indicar um futuro feliz, provavelmente foi a versão mais aceita e usada do NT.

    Inexplicavelmente, o Windows Vista foi outro pesadelo e a remediação veio rápida, a Microsoft lançou o Windows 7 e as águas se acalmaram novamente.

    As versões mais aceitas do Windows foram a 3.1, 98, XP e 7, finalizando com a 10, que seria a derradeira versão até o anúncio do 11.



    As críticas do Windows 8 foram devido a nova interface Metro, que buscava ser única e igual, para uso nos smartphones. Iniciava com uma tela cheia de quadrados em blocos que foram criticados e odiados pela maioria dos usuários.

    O Skydrive (Onedrive) foi outro objeto de fúria, pois era integrado ao S.O. e impossível de desinstalar ou desabilitar.

    Ambas fracassaram, o 8.1 voltou atrás no conceito do menu Iniciar e o Windows Mobile morreu rapidamente, enterrando junto a Nokia.

    A Microsoft adotou uma politica de atualização que permitia obter a nova versão, a partir de uma mais antiga do Windows.

    Apesar das críticas e problemas iniciais, o Windows 10 acabou se firmando e mesmo com atualizações constantes, mudando a release a cada 6 meses, se estabeleceu como novo padrão e dominou o mercado.

    A versão 11 ainda tem críticos ferozes, mas vem melhorando rapidamente, lançada oficialmente no final do ano de 2021, já teve várias correções e melhorias implementadas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois computadores em um

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB