A TV Digital

     Encontrei o meu primeiro artigo publicado, sobre a implantação da TV Digital no Brasil, confesso que não tenho a data, mas é muito antigo.

    Estávamos no meio da primeira década do novo milênio e a tecnologia não chegava nem perto do que ansiávamos pela literatura, cinema e outras artes.

    Mas a revolução se aproximava no meio de entretenimento mais comum e popular da época, a TV.

    O velho tubo de raios catódicos estava com os dias contados, anos na verdade...

    A HDTV brasileira foi baseada no sistema japonês, mas tornou-se única devido a nossas criativas mentes que controlam os órgãos responsáveis pela padronização e adoção de novas tecnologias.

    Isso quer dizer que é incompatível com qualquer outro sistema de TV digital do planeta, seguindo assim até hoje.

    A alta definição chegou, obrigou a troca de toda a infraestrutura das emissoras de TV, câmeras, mesas de edição, equipamentos de pós-produção e quem diria, até a maquiagem dos apresentadores e atores sofreu com a maior nitidez e detalhes vistos pelos espectadores.

    O formato da tela mudou também, a proporção de 4x3 e bordas arredondadas da TV analógica foi substituída pela 16x9, que trouxe muitas reclamações.

    Os programas normais apresentavam grandes bordas pretas nas laterais da tela, que era pra compensar a diferença da taxa de aspecto.

    Mesmo os filmes feitos pra cinema apresentavam bordas na parte superior e inferior da tela, visto que nessa mídia, o formato seria mais próximo de 21x9.

    Muita gente usava um recurso de zoom para preencher a tela, cortando as laterais da imagem.

    A adoção da tecnologia teve muitos percalços, as TV de tela fina chegaram as lojas antes do padrão brasileiro e imagina a tristeza e decepção dos compradores ao perceber que não teriam o sinal digital sem o uso de um conversor externo.

    As TV usam a mesma tecnologia desde então, um painel LCD com iluminação traseira... Houve uma tentativa de mudar com o plasma, mas logo foi abandonado e agora com as telas OLED, cuja principal diferença é cada pixel ter sua própria iluminação, permitindo um nível de preto perfeito nas imagens.

    Lembro que minha primeira foi uma LG HD de 32", já com o conversor digital embutido, mas a imagem era horrível com qualquer fonte de qualidade padrão, inclusive os DVD que ainda sobreviviam nas locadoras.

    Além disso, tinha uma taxa de contraste horrível e as imagens escuras sumiam num borrão só.

    O DVD tem a resolução de 720 x 480 pontos e era o máximo em qualidade de imagem na época.

    A TV digital chegou em 1920 x 1080 pontos entrelaçados e segue assim até hoje. Esse entrelaçado significa que apesar de apresentar 1080 linhas na tela, essas são formados em 2 passagens, ou seja, são mostradas 540 linhas intercaladas de cada vez.

    Como a velocidade é alta, o olho humano é enganado e não percebe a diferença facilmente, resumindo, a TV digital chegou com imagem superior ao DVD.

    Outra mudança imediata foi o tipo de antena utilizado, nas transmissões analógicas usávamos o padrão VHF e a transmissão digital passou para UHF.

    O BD - Bluray Disc foi a evolução do DVD, mas apesar de trazer a resolução 1920 x 1080, teve vida mais curta que a esperada, principalmente devido a pirataria e em seguida, o streaming.

    O fim das transmissões analógicas deveria ter sido em 2016, mas foi postergado várias vezes e ainda há regiões com o sinal ativo.

    Mas o sinal analógico realmente foi extinto na maioria do País, por volta de 2018. Lembro que o Governo disponibilizou um kit para a população carente, composto de um conversor digital e da antena UHF.

    Por mais de uma vez, flagrei pessoas comentando que ganharam vários kits e estavam comercializando, tirando um "extra" em cima da ação social.

    Muita coisa mudou desde então, as TV de tela fina são maioria, a transmissão analógica acabou e a resolução das imagens nos aparelhos caminha para os 8K, embora as transmissões permaneçam em 1080i.

    Aliás, a tecnologia em si teve avanços bem pequenos nesse tempo todo, concentrados nos aparelhos de TV:

    - Aumento da resolução:

        - 1280 x 720 = HD

        - 1920 x 1080 = FULL HD

        - 3840 x 2160 = 4K

        - 7680 x 4320 = 8K

    - Smart TV

    - Plasma (descanse em paz)

    - LED

    - HDR

    - Dolby Vision

    - OLED

    - tamanho

    A HDTV foi projetada para uso em dispositivos móveis também, permitindo assistir em automóveis ou aparelhos móveis, como os celulares...

    Pessoalmente tive um acessório para o smartphone da Motorola que tinha um receptor de TV Digital, mas nos poucos testes que fiz, a recepção era muito inconstante em movimento, perdendo o sinal repetidamente.

    Na vida anterior ao isolamento social, lembro que era comum ver automóveis com telas para os passageiros traseiros e algumas no painel dianteiro mesmo.

    A Smart TV trouxe a possibilidade de executar aplicativos sem a necessidade de aparelhos adicionais, inclusive jogos, mas a grande atração era o streaming de vídeo.

    Esse foi responsável pela pá de cal nas vídeo locadoras, é a fonte mais usada para conteúdo em 4K atualmente.

    Temos modelos de TV 8K disponíveis e nenhum conteúdo pra aproveitá-los, talvez alguns vídeos no Youtube e jogos em um PC gamer com placa de vídeo de valores altíssimos.

    A tecnologia LCD segue com suas virtudes e defeitos, sendo o avanço mais notável a substituição do backlight para a iluminação por LED, acompanhado das tecnologias de tratamento da imagem como HDR e Dolby Vision.

    Não há indícios de uma revolução nesse sentido, a única concorrente atual é a OLED, mas muito mais cara e por isso mesmo, com as vendas bem inferiores em volume.

    O tamanho das telas aumentou bastante, minha tubão tinha 29" e pesava muitos quilos, comecei com a LG de 32", passei por 40", 50", 55" e 60", mas outro dia, dois amigos virtuais estavam chateados por comprar a OLED de 77" porque a de 83" era muito cara.

    Uso uma tela de projeção com 110" e junto ao sistema de som multicanal, me fez desanimar com as salas de cinema há muito tempo, mas já há telas com mais de 300 polegadas sendo produzidas no mercado mundial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois computadores em um

Escolhendo outro monitor de vídeo

Silver Stone Fara R1 Pro - primeiras impressões do gabinete branco com leds ARGB